Nós ouvimos um ao outro ao meio, com pressa de falar a nós mesmos e não nos darmos, é difícil mergulhar no que queremos relatar. Resultado? Pelo menos nós entendemos mal ou entendemos com viciado o interlocutor, como um máximo – somos mal orientados no mundo ao nosso redor. Vamos tentar dominar o básico da audição eficaz.
Um bom ouvinte ouvirá não apenas o que foi dito, mas também que o interlocutor ficou em silêncio ou falou apenas parcialmente. Esse ouvinte não apenas presta atenção às palavras, mas também reconhece a linguagem do corpo e percebe as inconsistências entre mensagens verbais e não verbais.
Por exemplo, se alguém disser: “Estou satisfeito com minha vida” através dos dentes ou quase chorando, devemos entender que mensagens verbais e não verbais não convergem, o que significa que uma pessoa não diz o que pensa.
Portanto, a capacidade de ouvir está envolvida não apenas na audição, mas também na visão. Um bom ouvinte adere a 10 princípios básicos.
1. Não interrompa
Ouça o interlocutor
, não interrompa, não termine as frases para ele. Quando ele concorda, você pode fazer perguntas para garantir que você se entenda.
2. Relaxe, sintonize para ouvir
Estamos facilmente distraídos por pensamentos estranhos: o que acontecerá para o almoço, quando eu precisar sair para ter tempo para o trem, se ele choverá … tente não pensar sobre isso e me concentrar no orador.
3. Ajude o interlocutor a sentir -se livre
Deixe seus visuais entender que você está ouvindo e o que é interessante para você. Acenar ou usar um gesto ou frase adequado para encorajá -lo a falar mais.
Mantenha contato visual, mas não pareça muito de perto. Mostre que você ouviu e entendeu tudo o que foi dito.
4. Eliminar fatores de distração
Não há necessidade de desenhar mecanicamente uma folha que cai embaixo do braço, enferruja com papéis, olhe pela janela. Evite resumos desnecessários. Esse comportamento viola o processo de audição e sinaliza ao falante que o interlocutor estava entediado ou distraído.
5. Mostrar simpatia
Tente entender o ponto de vista de outra pessoa. Olhe para o problema com os olhos dele. Desista de uma opinião com antecedência. Graças à imparcialidade, podemos realmente simpatizar com o orador.
Se a opinião dele não coincide com a sua, espere um pouco e crie um contra -argumento, permanecendo aberto às opiniões e opiniões de outras pessoas.
6. Mantenha a paciência
Mesmo uma longa pausa não significa que o interlocutor terminou de falar. Às vezes leva tempo para formular pensamentos e encontrar uma maneira de expressá -los. Continue paciência e deixe o falante continuar quando ele se sentir confortável.
7. Tente manter a imparcialidade
Não deixe hábitos irritantes ou comportamento do interlocutor o distrair do que ele diz. Todo mundo tem sua própria maneira de comunicação: alguns estão nervosos ou tímidos, o último acenam com as mãos, o terceiro tem um sotaque ou dialeto brilhante. Alguns durante a conversa vão e volta, outros ficam imóveis.
Concentre -se nas palavras, tente não prestar atenção ao estilo de comunicação.
8. Ouça o tom
O volume e o tom da voz podem adicionar muito ao acima. Um bom orador os usa para atrair a atenção do público e destacar pensamentos importantes.
9. Ouça o significado geral, e não em palavras individuais
É importante ver toda a imagem completamente, e não apenas em particular. Talvez seja a coisa mais difícil de adivinhar sobre o sentido geral do que foi dito, conectando diferentes informações. Concentração e falta de fatores de distração ajudarão neste.
10. Siga mensagens não -verbais
Gestos, expressão facial, movimentos oculares – tudo isso é importante. Ouvimos não apenas com nossos ouvidos: nossos olhos também participam do processo. É importante monitorar constantemente os sinais de comunicação não verbal, isso pode nos fornecer informações adicionais.